Mapas das Operações Urbanas em São Paulo

Por Lívia Maschio Fioravanti

Mestranda em Geografia Humana - USP

 

            Dando continuidade às discussões publicadas pelo GESP sobre incêndios criminosos em favelas, ressaltamos a importância de um mapa elaborado pelo jornal Brasil Atual mostrando pela primeira vez uma sobreposição de incêndios em favelas e as Operações Urbanas vigentes e previstas em São Paulo[1].  

            As Operações Urbanas são uma das faces mais perversas dos projetos de requalificação urbana em São Paulo. Elaboradas a partir de mecanismos que legitimam e intensificam a concentração de renda e a expulsão da população de menor renda para áreas mais distantes da metrópole, as Operações Urbanas são um “mecanismo de exceção” que “costuram” grande parte da cidade de acordo com as conjunturas mais favoráveis aos agentes do mercado imobiliário.

            As Operações Urbanas geralmente se localizam em áreas já visadas pelo mercado imobiliário (que recebem ainda mais investimentos) e nas quais, muitas vezes, habitavam ou passam a habitar moradores de maior renda (mapa 1). Treze Operações Urbanas foram previstas pelo Plano Diretor Estratégico de 2002 e atualmente outras três são previstas pela Prefeitura Municipal de São Paulo (Lapa - Brás, Mooca - Vila Carioca e Rio Verde - Jacu) (mapa 2). A Operação Urbana Lapa – Brás e a Operação Urbana Mooca – Vila Carioca foram formadas a partir do reagrupamento de outras Operações Urbanas anteriormente previstas (visando aproveitar, segundo o poder público, antigos espaços industriais ou o entorno de linhas de trem), já a Operação Rio Verde – Jacu teve seu traçado ampliado. Nessas regiões da metrópole são previstos grandes projetos, como na zona leste de São Paulo, onde a Operação Urbana Rio Verde - Jacu ganha uma importância crucial aos interesses imobiliários devido à construção do estádio Itaquerão para a Copa do Mundo de 2014.

            Mesmo que muitas delas ainda estejam em projeto, o impacto é cruel na vida cotidiana dos habitantes da metrópole: incêndios criminosos são realizados como forma de expulsar os moradores mais pobres desses espaços que passam a ser um alvo mais intenso do mercado imobiliário. De acordo com o levantamento da reportagem já citada, parte da concentração de 89 incêndios em favelas ocorridos entre janeiro de 2008 a agosto de 2012 na cidade de São Paulo está próxima das Operações Urbanas Águas Espraiadas e Faria Lima, ambas em vigor, e das novas Operações Urbanas previstas (mapa 3). Vale notar também o grande número de desapropriações que podem ocorrer na região da Operação Urbana Rio Verde – Jacu, como se observa no mapa 4.

            Os mapas abaixo são uma tentativa de representar esses processos:

Mapa 1. Renda média por chefe de família por setor censitário (2010) e valores gastos até julho de 2012 pela Prefeitura Municipal de São Paulo nas Operações Urbanas vigentes. Mapa elaborado por Lívia Maschio Fioravanti. Dados dos valores investidos nas Operações Urbanas disponíveis em <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ desenvolvimento_urbano /sp_urbanismo /operacoes_ urbanas/>.

 

 

Mapa 2. Renda média por chefe de família por setor censitário (2010), Operações Urbanas vigentes, Operações Urbanas previstas no Plano Diretor Estratégico de 2002 e Operações Urbanas lançadas em 2009.  Mapa elaborado por Lívia Maschio Fioravanti e Willian Magalhães de Alcântara. Fonte: CENSO, 2010 e SMDU, 2013.

 

 

Mapa 3. Localização de incêndios em favelas de 2008 a 2012 e Operações Urbanas vigentes e previstas pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Mapa adaptado por Lívia Maschio Fioravanti e Willian Magalhães de Alcântara a partir de material disponível em <http://www.redebrasilatual. com.br/temas/cidades/2012/09/mapa-revela-coincidencia-entre-favelas-incendiadas-e-operacoes-urbanas-de-sp>.

 

 

Mapa 4. Mapa das remoções. Disponível em <http://observatoriode remocoes.blogspot.com.br/>.

 


[1] Reportagem “Mapa revela ‘coincidência’ entre favelas incendiadas e operações urbanas em São Paulo”. publicada em 28 de setembro de 2012.  Disponível em <http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/09/mapa-revela-coincidencia-entre-favelas-incendiadas-e-operacoes-urbanas-de-sp>. 

 

Click no link abaixo para fazer donwload do PDF

  

AnexoTamanho
mapas_gesp.pdf1.04 MB